A internacionalização é já uma realidade para algumas empresas de construção portuguesas, mas permanece ainda um objetivo a atingir para a maior parte do tecido empresarial do Setor.
Em qualquer dos casos, o conhecimento atualizado das condições dos mercados externos, seja daqueles em que as empresas já atuam, seja daqueles para os quais pretendem expandir a sua atividade, é imperativo e deve traduzir a primeira abordagem de qualquer estratégia de internacionalização.  

Para obter informações sobre os diversos mercados externos, aceda aqui aos conteúdos disponibilizados pela AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.



A Plataforma Access2Markets é um instrumento lançado pela Comissão Europeia que se destina a apoiar um conjunto vasto de funcionalidades de suporte à exportação.
Esta plataforma permite obter informações sobre requisitos específicos de exportação de produtos e serviços para mercados da União Europeia e fora da União Europeia, bem como procedimentos e formalidades de exportação por mercado/produto, direitos à exportação no mercado de destino, taxas, impostos, informações de produto, direitos alfandegários, entre outros. 

Aceda aqui à Plataforma Access2Markets, lançada pela Comissão Europeia.



O Brexit introduziu grandes mudanças no relacionamento comercial entre a União Europeia e o Reino Unido, que, a partir de 1 de janeiro de 2021, passou a reger-se pelo Acordo de Comércio e Cooperação.
Este acordo, que veio alterar os procedimentos aduaneiros, regulamentares e no âmbito da internacionalização para o Reino Unido, abrange não só o comércio de bens e serviços, mas também domínios como o investimento, a concorrência, a transparência fiscal, os transportes aéreos e rodoviários, a energia e a sustentabilidade, a proteção de dados e a coordenação em matéria de segurança social, entre outros.

Aceda aqui aos conteúdos disponibilizados sobre esta matéria pela AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.
 

 

12345