Junho 2016
Comissão Europeia lança Portal Europeu de Projetos de Investimento

Comissão Europeia lança Portal Europeu de Projetos de Investimento

A Comissão Europeia colocou em funcionamento o Portal Europeu de Projetos de Investimento (PEPI), um portal de investimento que serve de ponte entre os promotores de projetos na União Europeia (UE) e os investidores mundiais, de forma a acelerar e a dinamizar o investimento na Europa.

O portal insere-se no Plano de Investimento para a Europa, suportado pelo European Fund for Strategic Investments (EFSI), mais conhecido como Plano Juncker, e pretende dar visibilidade a potenciais projetos de investimento, utilizando uma plataforma eletrónica harmonizada e estruturada.
De referir que a publicação de um projeto de investimento no portal é um pré-requisito para a sua candidatura ao financiamento pelos fundos europeus (EFSI) mas não uma garantia da sua aprovação.
Todos os promotores de investimento da UE, privados ou públicos, podem inserir e divulgar os seus projetos no portal de investimento desde que reúnam as seguintes condições:
- ter um investimento superior a 10 milhões de euros;
- inserir-se genericamente numa das seguintes áreas de elevado valor acrescentado: Eficiência Energética; Transportes; Saúde; Educação; Turismo; Energias Renováveis; Banda Larga;  Agricultura e Recursos Naturais; Tecnologias da Informação;
- poder iniciar-se até 3 anos depois da data de submissão;
- ser promovido por uma entidade pública ou privada estabelecida na UE e respeitar as leis da União.
O custo de submissão por projeto é de 250 euros.

Para mais informação, os interessados devem aceder ao site da Comissão ou contactar a Direção dos Serviços de Economia e Mercados da AECOPS,  através do telefone nº. 213 110 22/89 ou do email dscem@aecops.pt .

 

Foto: Portal Europeu de Projectos de Investimento

Ver todas as Noticias
12345