Outubro 2019
O futuro dos Grandes Contratos Públicos discute-se a 29 de outubro

O futuro dos Grandes Contratos Públicos discute-se a 29 de outubro

O OPET – Observatório de Prospectiva da Engenharia e da Tecnologia e a APMEP – Associação Portuguesa de Mercados Públicos promovem no próximo dia 29 de outubro o 13º Congresso Nacional de Contratação Pública Eletrónica, subordinado ao tema “O Futuro dos Grandes Contratos Públicos: Opções e Desafios”.

A escolha do tema que irá estar em foco na edição deste ano do encontro que é já uma referência no panorama da contratação pública, deve-se, segundo a organização do mesmo, ao papel crescente que esta forma negocial assume atualmente nos diversos sectores em Portugal e que ultrapassa já o limiar dos 15% do PIB nacional. 
Na descrição que é feita no programa do encontro, sobre os objetivos pretendidos com o mesmo, é referido que “(…) é impossível repensar o funcionamento de sectores críticos de Portugal, tais como o da saúde ou o do apoio social, sem potenciar a contratação pública como linha estratégica estruturante, e é igualmente inviável desenhar um modelo de desenvolvimento da nossa economia sem uma nova dinâmica de investimento público contratualizado”. No entanto, acrescenta-se, “são bem conhecidas as dificuldades que têm existido para formar e gerir os grandes contratos de forma eficaz e eficiente e, bem assim, para imunizá-los em relação ao conhecido e sério perigo da corrupção. Eis porque se justifica escolher como tema deste congresso a reflexão sobre os grandes contratos públicos, tendo em conta as lições do passado e os desafios que se desenham para o futuro do nosso país”, conclui-se.
Com uma especial atenção aos sectores da saúde, das redes tecnológicas, das TICs e das comunicações, o congresso será composto pelas seguintes sessões: “Contratação pública em 2018: perspetivas e críticas”; “Contratação de novos Serviços Tecnológicos de valor acrescentado em informação e energia”; “Contratação inovadora de serviços tecnológicos de saúde”; “Reflexões finais sobre o futuro dos grandes contratos públicos em Portugal”.
Para além da participação de reconhecidos especialistas em cada uma das respetivas áreas de intervenção, o 13º Congresso Nacional de Contratação Pública Eletrónica contará ainda com a presença do Presidente da República Portuguesa, que procederá ao encerramento do encontro. 

Consulte o programa do 13º Congresso Nacional de Contratação Pública Eletrónica e inscreva-se.







Ver todas as Noticias
12345