Fevereiro 2022
Novas tabelas de retenção na fonte do IRS a partir de 1 de março

Novas tabelas de retenção na fonte do IRS a partir de 1 de março

O Governo publicou novas tabelas de retenção na fonte do IRS, a aplicar apenas aos rendimentos pagos ou colocados à disposição a partir de março de 2022.

As tabelas agora publicadas atualizam os limites dos intervalos dos vários escalões, depois de, já este ano, terem sido reduzidas as taxas de retenção. “Estes dois movimentos, em conjunto, permitem baixar a retenção na fonte da generalidade dos trabalhadores dependentes, continuando a corrigir o desvio histórico entre o imposto retido e o imposto devido e minimizando o agravamento desta distorção que a descida de IRS projetada para este ano potenciaria. Adicionalmente, (…)  previne-se que aumentos dos rendimentos possam traduzir no imediato (...) diminuição de remuneração líquida”, explica-se em comunicado, acompanhado de simulações feitas pelo Ministério das Finanças para trabalhadores, com e sem aumentos salariais, considerando o efeito da correção das tabelas de retenção na fonte agora aprovada.

As novas tabelas vão incidir sobre os rendimentos pagos ou colocados à disposição a partir de 1 de março, não tendo efeitos retroativos.




Ver todas as Noticias
12345