Agosto 2022
Máscaras deixam de ser obrigatórias nos transportes de passageiros

Máscaras deixam de ser obrigatórias nos transportes de passageiros

O Governo aprovou a eliminação da obrigatoriedade do uso de máscaras nos transportes de passageiros, incluindo o aéreo, e renovou a declaração da situação de alerta no território nacional continental, no âmbito da pandemia da doença Covid-19, até ao dia 30 de setembro 2022.

Em comunicado emitido após a reunião semanal do Conselho de Ministros afirma-se que “foi aprovado o decreto-lei que procede à eliminação da obrigatoriedade do uso de máscaras ou viseiras nos (…) transportes coletivos de passageiros, incluindo o transporte aéreo, bem como no transporte de passageiros em táxi ou TVDE, farmácias de venda ao público e locais em que tal seja determinado em normas da Direção-Geral da Saúde”.
O Governo justifica esta decisão com o “desenvolvimento positivo da situação epidemiológica”, mas adverte para a possibilidade de esta medida restritiva voltar a ser reposta, “designadamente em função da sazonalidade”.
Na mesma reunião do Executivo foi também aprovada a resolução que prorroga a declaração da situação de alerta em todo o território nacional continental, no âmbito da pandemia da doença Covid-19, até às 23h59m do dia 30 de setembro de 2022. Mantêm-se em vigor todas as regras fixadas pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 41-A/2022, de 21 de abril, na sua redação atual.


Ver todas as Noticias
12345